segunda-feira, 14 de maio de 2012

Coisas que nunca entenderei

Há dias morreu de forma trágica um talentoso pianista português . Fiquei obviamente chocada e com uma comoção normal para a notícia em causa .
Não sabia  que o senhor era casado com uma actriz que admiro imenso : Beatriz Batarda .
Recentemente vi e principalmente ouvi uma entrevista que lhe fizeram e fiquei absolutamente deliciada .
Falava de forma clara e confiante , transmitia uma sensibilidade , fragilidade tocante , e ao mesmo tempo uma sensualidade muito própria ... característica das mulheres com personalidades fortes . Em suma : uma mulher muito interessante .
Confesso que quando soube do que a unia a este homem , ao saber da notícia da morte de Bernardo , pensei mais nela do que nele . Costumo dizer que os que ficam é que sofrem , e continuo a dizê-lo e a achá-lo .
Pensei naquela mulher , Beatriz , e como ela estaria . Pensei se a força que transmitia se lhe desvaneceu .
Terei de esperar para fazer a minha nova avaliação daquela mulher e daquilo que ela deixa transparecer , claro . No entanto apercebi-me mais uma vez de que a vida é uma constante mutação das nossas qualidades, e dos nosso defeitos .
Aquela Beatriz da entrevista , não será certamente a mesma de agora . Contudo , não seria já assim se nada tivesse acontecido ?
A resposta mais rápida será " não " . E eu contra argumento a minha presunção dizendo " não sei " .
O seu marido era uma pessoa pessoa . Daquelas que seria um privilégio conhecer , daquelas que me dá orgulho de ser pessoa . Ele ... uma pessoa que sabia falar , que respirava cultura e talento . A Beatriz é uma pessoa pessoa . Uma pessoa que sabe falar , que respira cultura e talento .
No final de tudo , e no fim de tudo o que existiu e existe, o Bernardo deu de si à Beatriz e a Beatriz deu de si ao Bernardo .
O que me entristece e comove é a certeza de saber que uma parte da Beatriz morreu com o Bernardo .
Ou então "não" e ela assim o mostrará , nos fará ver . Com as palavras tão certas e certeiras , inteligentes , humanas... dessa mulher que é tão pessoa ... no fundo , como todos nós .

2 comentários:

Mia Relógio disse...

Que comentario tao querido me deixou Ines! Sendo da mesma terra vamos la combinar um cafezinho ;) beijinho enorme <3

lm disse...

concordo contigo. e estas perdas para o nosso país são sempre notáveis.. nem que seja por Portugal ter ficado mais pobre. ele foi, mas deixou um legado que o vai eternizar *