sexta-feira, 20 de maio de 2011

Não sou nenhuma santa

Tenho aprendido e sentido , talvez infelizmente , ou talvez não , pensando melhor , que a grande maioria das pessoas que conhecemos , que passam pela nossa vida , vão-se embora ainda mais rápido do que entram . Saem de cena , abalam , fogem , viram as costas , mudam de lugar , mudam de interesses , revelam-se ... não interessa . Saem da nossa vida por que motivo for .
E uma pessoa durante muito tempo , agora falo por mim , esforça-se . Porque quer aquela pessoa na sua vida . Porque não sabe viver sem ela , porque não entende porquê , porque não pode ser abandonada outra vez . E tenta agradar por vezes , nunca deixando de ser ela própria . Quer que esta vá ficando , quer que esta entre bem na sua vida , nas suas coisas , nos seus problemas , nas suas banalidades . Em si , até .
É estranho pensar que fiz isso durante quase vinte e um anos . Hoje , mesmo hoje , o dia de hoje , e no dia de hoje apercebo-me que o que tiver se ser , é , e pronto . Vale ser somente eu própria . Não vou trabalhar para receber um zero na certa . Hoje apercebo-me que as pessoas que ficam mesmo , nem nos é preciso um esforço para que tal atitude desperte nelas . Somos como somos , dizemos , agimos , até tontices fazemos , acidentalmente ou não , e elas vão ficando . Como que num processo de permuta inconsciente . Porque eu me considero um ser de reciprocidade , já o disse aqui .
A maioria das pessoas que passa na nossa vida , faz só isso : passa . Não fica . Conhece-se tanta gente , tantos momentos , tantas palavras , para no fim , restar as tais . Vejo-me a recordar certas pessoas que, por um motivo ou por outro , saíram do meu dia-a-dia , que é quem diz , da minha vida , quiçá . De algumas , não sinto falta absolutamente nenhuma . Doutras , pena de não continuar a falar . De outras , que digo que já saíram mas não saíram ainda , sei que estão prestes . Não sou fácil de perdoar e muito menos de esquecer . É uma questão de escolha , estas últimas . Fui eu mesma . O erro , foi esperar algo em troca . Fui eu que errei por assim o pensar ( ainda ) ingenuamente . Mas de uma coisa eu sei , e isso ninguém me tira : a consciência tranquila , é um ponto a favor , que muitas dessas pessoas eu sei que não têem .
Não lhes desejo mal . Deram-me uma grande lição , e por isso , agradeço-lhes . Mas não lhes agradeço por tudo , porque não sou nenhum santa .

3 comentários:

Emma disse...

E para resumir tudo só te digo isto, "the best feeling comes when you realize that you're perfectly happy without the people you thought you needed the most". * xx

Miki disse...

ahhh poderia ter sido escrito por mim!

Joana disse...

Há uns tempos essas palavras eram as minhas. Hoje já não me incomoda. Hoje apesar de doer, já me percebi como são as coisas. E não vale apena, não vale..