sexta-feira, 25 de março de 2011

Solidão

As pessoas não nasceram para estar sozinhas e muito menos para ficar sozinhas . Há uma grande pequena diferença entre estar e ficar .
Entre estar sozinha e ficar sozinha , é muito pior a primeira .
O ser humano é um ser social . É-lhe inato a sociabilidade , é uma questão completamente indiscutível . Mas acho que cada vez mais há um pensamento egocêntrico , imensamente egoísta nos dias de hoje . Posso estar a repetir o que é sempre falado e sempre lamentado e bla bla bla . Mas agora tenho notado muito isso . Não tenho estado muitas vezes com muitas pessoas , ou seja , tenho andado mais isolada e já sinto a falta disso . Não vejo a hora do tal jantar de anos , não vejo a hora de estar com a minha família de novo , não vejo a hora de uma espécie variada de coisas e nada necessariamente por esta ordem .
O que é caricato é que até ao ano passado , achava que adorava estar sozinha . Ou melhor ... conhecia imensa gente , falava com imensa gente , saía imenso , era tudo em imenso . Mensagens, telefonemas, cafés, saídas, jantares,fins-de-semana ... mas sei que estava mais sozinha do que agora . Agora já passou a fase do imenso , e passou a ser a fase do melhor .
Os jantares e as saídas são muito menos . Há mais lanches , há mais jantares feitos por mim em casa , há mais assistir a uns dvd's , há mais cafés esporádicos com as amigas ... muda-se de prioridades , muda-se um pouco de vida . Porque é assim mesmo , porque escolhemos e não porque tem de ser ( Meu Deus , sempre detestei esta expressão ) . De qualquer modo , é tudo uma aprendizagem . Sinto-me agora muito mais acompanhada por um grupo de amigas mais restrito , tendo sempre comigo o meu namorado que é o meu melhor amigo , também . Creio que deve ser mesmo isto , crescer . Dar valor a melhores conversas , e não tanto a imensas conversas . Dar valor a melhores momentos e não a imensos momentos que até nem nos lembramos deles e que acabam por ser não momentos , mas passagens . É impressionante como me consigo recordar de muitas mais coisas na minha fase de melhor .
E os momentos em que tenho tempo só para mim existem . Continuam a existir e em qualidade superior . É que isto de não estar sozinha exige esforço , trabalho , vontade . De ficar sozinha , fico todos os dias umas horas . Mas sei que aquelas pessoas lá estarão - aliás , estão comigo naquele momento em pensamento . Ou mesmo fazer companhia a mim própria , por vezes é remédio santo . Há coisas que não abdico . Esta é uma delas .

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo plenamente (a fase do melhor é melhor do que a fase do imenso). =)