terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Mentiras

Se há coisa que detesto , mas detesto assim para o abominar completamente ... são mentiras . E posso dizer  que raramente o faço . A elas  , às mentiras . Raramente as digo, as elaboro . São como efeito bola de neve . Uma vez começando , só há um meio de terminar ... numa avalanche , que pode até a vir interferir com terceiros completamente alheados ao que se passa . Pode e muitas vezes interfere . Ou então pior - aquelas pessoas que  gostamos realmente .
Conheço pessoas viciadas em mentir . Tamanho é o vício que muitas vezes chego a acreditar que elas próprias querem acreditar na mentira que estão a dizer . O que será que vêem nisso ? O que será que sentem ? Poder ? Desafio ? Gozo ? Ego elevado ? Enfim .
A mentira é poderosa . E muito , muito perigosa . É preciso inteligência para se mentir bem , não o nego . Mas há certo tipo de valores que devem geralmente falar mais alto .
Creio que por vezes saí prejudicada por dizer a verdade . Principalmente com amigas . De facto , sou assim . Não tenho meias palavras , no entanto tento sempre falar com delicadeza . Ou então tento não ser uma bruta- bruta mas uma bruta mais realista e mais para o meiga , estão a ver ?
Nunca suportei que me dessem festinhas de " ai-não-acho-que-tens-razão-mas-como-sou-tua-amiga-digo-que-tens " . Mas que amiga afinal , pode ser uma pessoa assim ?!
A verdade por vezes ( ou muitas ) pode doer mais . Mas a médio ou longo prazo , compensa . Deus me livre viver em mentiras . Já vivi . Na ilusão . Em mentir em mim mesma . E não tive ninguém que me abrisse os olhos . Sem ser a minha maior amiga - a minha mãe . Agora agradeço por esse abre olhos tão insistente dela para comigo . Estava cega ... pior : queria estar . Porque muitas vezes , encarar a realidade - a verdade - custa muito , muito mais . Eu própria o sei . Mas penso que a verdadeira demonstração de respeito , consideração e preocupação é sempre , sempre dizer a verdade .
Acho uma injustiça aquela pessoa que diz a realidade ser muitas vezes encarada como a má da fita . Muitas vezes já o fui considerada . Só por isso ... por não mentir , por alertar , por jogar limpo , por pôr as cartas na mesa , etc etc .
Não sou boa a mentir . Ou então desaprendi . Deve ser isso . Mesmo . Não nasci para isso , nem muito menos sou boa para fazer o que mais detesto que me façam . Ou secalhar até sou boa , vá , mas raramente o ponho em prática .
Porque para mentiras , já basta as dos outros .



1 comentário:

Miki disse...

Com estas palavras sabes exactamente como (sobre)vivo neste mundo de mentir(os)as! BeijO *