quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dos machistas ( essa coisa fora de moda )

Hoje , numa conversa que estava a haver na televisão e à qual eu assisti porque não tinha nada mais para fazer ( pois , desculpas ) , discutiam a igualdade ou não das mulheres nos mundos predominantemente dos homens . E no Mundo , em geral .
É certo e sabido que dantes era rara a mulher que tirava um curso superior , e ainda mais rara uma mulher que estaria hierarquicamente superior a homem nos quadros laborais .
Uma mulher no curso de Direito por exemplo , era alvo de críticas perante os colegas homens e dos mais conservadores , num mundo que desde à muito que era dominado e abundado pelos seres de sexo masculino .
As coisas foram mudando , e ainda bem , e actualmente há mais mulheres que homens no Ensino Superior , têem uma média geralmente mais elevada , e obtêm e afirmam lugares que conquistam , numa área onde os homens reinavam ( e ainda reinam em número , em muitos casos ) .
Veja-se a nossa Assembleia da República . Não que seja completamente igualitária mas cada vez mais senhoras deputadas fazem parte desta sala tão ... importante ( e ruidosa ! ) .
É óptima esta toda emancipação , este " sair da concha " e do tão antigo e antiquado estereótipo de que a mulher está feita para casar , ter filhos e cuidar da casa ... e claro , destes .
Nesse tal programa também questionaram a opinião e a visão dos homens , sobre os factos que aconteceram e têem vindo a acontecer e a desenvolver-se .
Sendo que ainda falta muita coisa , na minha opinião , para que as mulheres atinjam a total igualdade de direitos e oportunidades , por diversos e variados motivos , e sendo que já existem de factos homens com uma total apoio à mulher de negócios em vez de dona-de-casa ( arrumar, limpar, passar a ferro , varrer , cozinhar , cozer ... uff ! ) , ainda existem muitos - repito muitos - senhores que não admitem que a esposa tenha um salário superior ao dele , ou que o deixe em casa a cuidar dos miúdos quando esta tem um jantar de trabalho , por exemplo .
Ainda existe muita a vaidade masculina de " - eu é que visto as calças lá em casa " , e  -" eu é que ganho mais , por isso , em último caso ( ou em primeiro ) eu mando e sempre mandarei " . Ah pois é . E digo-vos , isto faz-me tal impressão que nem sei o que diga .
Digo a esses senhores somente que essas opiniões estão tão ultrupassadas ( para não lhes dizer outras coisas ) , que se até se acham homens " como deve de ser " e totalmente actuais e do seu tempo ... o sejam então , realmente . Actuais , digo .
É que ser um homem machista ... não se usa , está ... fora de moda .

Sem comentários: