quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os nada-claustrofóbicos-do-Chile

Devo ser a única pessoa que ainda não sabe de nada sobre os resgates dos mineiros do Chile . Devido a um dia super ocupado a fazer quase nada , não me deu para assistir ao dia tão aguardado daqueles homens , famílias destes , e claro , dos media .
Minto . Ouvi qualquer coisa de que realmente pelo menos um tinha sido resgatado ( aquela hora ... ) . Não sei se os outros continuaram por terra , correcção : na terra , porque enfim ... aquele tubo estranho , que custa uns imensos dólares - " patrocinado " pela NASA , pelo que ( também ) ouvi dizer - se moveu , demoveu , os esmagou , o que seja , e lhes disse : " ora agora fiquem aí por mais um tempinho , que entrar um de cada vez , trinta e três vezes , também custa ! " . Não sei .
Quis escrever isto antes de ir ver nas notícias o que realmente aconteceu . Mesmo que não tenha sido um sucesso , creio mesmo que a operação de todo o processo de construção foi incrível . Ah , e a cobertura nos telejornais também .
Mesmo que tenha sido um fracasso daqueles que os media também adorariaaaam para ~pôr mais uma das tragédias tão boas à hora de almoço e/ou jantar , já considero aqueles mineiros uns heróis . É que ficar tantos dias debaixo de terra , a uns imensos mentros abaixo de terra , é de louvar .
E digo isto sem qualquer ironia : eu era incapaz de resitir a tanto tempo debaixo de terra . Nem tanto tempo , nem uma hora ! Sou daquelas pessoas que prefere subir escadas a ir de elevador . Que só vai mesmo de elevador porque os 30 andares também estragam os saltos ( desculpa esfarrapada para também não me cansar assim tanto ) . Um feliz facto é  de que ainda não tive nenhuma experiência dessas , das claustrofóbicas , num elevador . Felizmente para todos os moradores de um prédio , shopping ... o que seja . Não ía ser um espectáculo bonito de se ver ouvir .
Sou igualmente daquelas pessoas que detesta wc's pequenos . Daqueles que " é só sanita " . E só isso mesmo . E nesses , a verdade é que , com o medo de ficar trancada nas mesmas , não as tranco . É verdade . Sujeito-me a que um indivíduo me abra a porta a qualquer - mesmo qualquer - momento . Isto tudo com o medinho de ficar trancada num espaço minúsculo , sozinha . Já me aconteceu , e não foi nada , nada bonito . Ridículo , não é ? Imaginando-me naquelas minas , o final não iria ser feliz . Com os meus gritos e respiração de pânico , aquelas terras desabavam em meia hora . Felizmente eles não têem lá uma Inês !
Mas agora assério : a claustrofobia pode ter efeitos positivos . Pelo que sei aqueles nada-claustrofóbicos-do-Chile não são muito abonados financeiramente ( devem ser é mesmo desesperados , para aceitar trabalhar debaixo de terra ) . Ora , parece que já estou mesmo a ver : se saíram realmente todos pelo tubinho/tubão milionário , já o devem estar a cortar aos pedacinhos , a reclamarem direito de propriedade ou qualquer coisa do género , e a levarem-no para os mercados das terras respectivas . É que material da NASA , é material " bueno . Mucho bueno . " .
E viva os nada-claustrofóbicos-do-Chile ... e de todo o lado , também . Admiro-os realmente . Prazer , muito prazer .

Sem comentários: