quinta-feira, 29 de março de 2012

" Não me arrependo de nada do que fiz "

Ora aí está uma daquelas frases que , a serem  ouvidas tantas vezes como já foram por tanta gente e ditas por ainda mais , me faz uma tremenda " espécie " . Não concordo e muito menos acredito .
Falando por experiência própria , falando por isso com conhecimento de causa ( convém ... ) , eu arrependo-me de muita coisa . E não posso crer que , de tudo o que uma pessoa já fez na sua vida , não se arrependa de nada , não tenha tido pena de ter feito aquilo , ou ( pior ... ) não ter feito isto .
Não falo de um arrependimento mordaz , corrosivo , mas de um arrependimento maduro , honesto , e por vezes catalisador.
Creio ser uma presunção tremenda quem diz que não mudaria nada , nem uma linha da sua história . É que se por um lado são de facto atitudes, decisões que fazem o nosso presente , também há que reconhecer que certos momentos poderiam muito bem ter sido evitados , certos " deixa andar , deixa fluir , não vou fazer nada, quero fazer... " and so on .
Não . Não morro de remorsos , nem os tenho . Felizmente .
Chamem-me velha ( uma velha com vinte um anos ) mas o amadurecimento é inevitável e com ele vêm mais pensamentos , mais momentos de introspecção . Acredito piamente que com o passar dos anos as pessoas , todas , umas mais outra menos , mas mesmo assim , repito - todas - se vão tornando filosofas. Mais pensadoras , e muito mais analisadoras dos pequenos factos da vida .
Assumir que não se mudaria nada no Passado é afirmar que se teve uma vida perfeita até ao momento . Ora , tal é muito pouco provável, para não dizer impossível . E atenção que refiro tanto os momentos maus como momentos bons . " Poderia ter feito desta maneira ... " , " Porque é que fiz/não fiz/disse/não disse aquilo ?! " e o incontornável e provavelmente mais utilizado " E se ... ? " .
Encaremos isto : a vida , a nossa vida , individual , com toda a certeza que seria diferente se ( e aqui uso de novo a expressão tão pequena e tão sugestiva ) tivéssemos tido atitudes diferentes . Falo das mais importantes ou das menos . Tanto faz . A realidade é que mudaria . Não há volta a dar . Conformo-me tranquilamente .
Afirmar que me arrependo de certos factos não é sinal de fraqueza . Até digo mais , é sinal de aceitação e de a necessária humildade para perceber que " ok , gosto imenso da minha vida , mas mudaria algumas coisas que fiz " .
O Presente , por mais que seja isso mesmo - Presente - , não deixa de ser intima e inatamente envolvido ao Passado , que o fez , que o criou . É que dos três Modos Verbais , estes são os dois que estão mais intrinsecamente ligados . Sem o meu Passado, não haveria o meu Presente . Mas já pode haver Presente sem Futuro . E quanto ao futuro , no Presente , ainda não existem nem poderão haver arrependimentos . É uma factualidade , um destino a que toda a gente está fadada , e ninguém , creio eu , se importa .

Fashion Model, Style inspiration, Fashion photography, Long hair

Sem comentários: