segunda-feira, 18 de julho de 2011

As pessoas da minha faculdade

Os alunos , mais especificamente . Os melhores , dizem , mais concretamente .
São muito interessados pela actualidade . Aliás , são conhecedores de todos os acontecimentos . Têem uma vaga ideia mas discernem e discutem sobre isso horas , se for preciso . E ganham sempre a discussão . Meu Deus , quão bons eles são .
São tão inteligentes que lêem um livro de Saramago ou de Tolstoi numas horinhas , antes de dormir . E até levam para o wc . Coisa horrenda , perder tempo no wc , ou a dormir . Aliás eles sonham com as aulas e sonham que estão a estudar . Perdão . Eles não estudam . Eles simplesmente absorvem informação que descobriram que lhes estava inata . Já sabiam mesmo antes de efectivamente saber . Coisas que as pessoas comuns não entendem , as pessoas fracas , e normais e outras coisas que tal .
As pessoas da minha faculdade , os melhores alunos , são extremamente simpáticos , e educados . Não há competição e interesses entre eles . Não há ameaças . Entram na sala e todas as caras se voltam para eles . Porque eles são os melhores , o resto é paisagem . Mas por um lado até não . É que convém , que existam piores pessoas , piores alunos . Assim ainda brilham mais . Mas numa necessidade muito pouco sentida , diga-se . Quase que tanto lhes faz .
Eles têem anedotas ... perdão , piadas , que são um caturreira . Piadas jurídicas . Daquelas mega exclusivas e tão engraçadas que pouca gente percebe . Mas que têem uma piada imensa . Pouca gente tem a inteligência que eles têem para as perceber . Pobres coitados .
Os seus lençóis teem inscrições do Código Civil por todo o lado , os seus pratos são de talha dourada qual Corpus Iuris Civilis da antiga Roma , também ela talhada . O papel higiénico é das folhas de exame com notas horrendas dos seus colegas . A água que bebem é a água do conhecimento . Só por ter sido tocada pelos seus lábios já se torna uma água mais pura .
Eles não são engraxadores : são extraordinaria e naturalmente interessados .
Eles não são cábulas : usam acessores de memória para aquilo que já sabem .
Eles não têem um apelido que lhes define as notas : têem meramente um apelido que fica tão bem com o seu primeiro nome .
É que não poderia ser de outra maneira , pouca gente é que percebe tal facto . Os outros são uns frustados,  umas figurinhas .
Eles não têem a culpa de serem tão bons em tudo o que fazem , eles nasceram assim . Qual " pecado original " apelidado de Marx à teoria da previous accumulation de Adam Smith .

Perdoai-lhes Senhor , pois eles não sabem o que estudam .

Sem comentários: