sábado, 23 de outubro de 2010

Dos ciúmes e coisa que o valha

Devo dizer que tudo o que já escrevi neste blog ( apesar de ainda pouco ) teve sempre uma razão de ser . Uma situação , um pensamento , uma vontade . Não foi e é " só porque sim " .
Hoje quero falar de ciúmes . " Quero " talvez não a palavra maisverdadeira . Pode dar um ar um tanto ou quanto masoquista pois eu , à pouco tempo descobri que sou realmente ciumenta . " Creio que devo " escrever sobre os ciúmes parece-me adequar-se melhor ao meu estado .
Digam-me sinceramente , se quem gosta , não tem ciúmes .
Defendo que se se gosta de verdade , tem-se sempre sempre um pouco .
Ciuminho , ciúmes ou ciumão . Não interessa . Isso já é com cada um .
No meu caso , nos meus anteriores relacionamentos gabava-me de não ter ciúmes .
Eis a menina Inês , num modo arrogante - ok , agora admito isso - , de sempre dizer a amigas e amigos que não era ciumenta . O ciuminho ainda podia ter invadido o pensamento algumas vezes , mas ciúme , ciúme não . Esse andava bem longe . Pensava eu que se devia à minha auto-estima , que se dizia elevada , e à minha sempre habitual graça de ter tido sempre tudo o queria .
Fui crescendo , em idade e maturidade , a auto-estima levou uns abanões - alguns bem fortes - pelo meio , conheci pessoas , desconheci pessoas , e principalmente fui me conhecendo , como sempre o fiz , faço e farei . 
Agora vejo que não haviam ciúmes pois pura e simplesmente não havia Amor .
Alguma paixão , claro , não sou rapariga de andar a brincar com os sentimentos de ninguém , mas muita , muita ilusão de ter pensado " Bem Inês , isto é mesmo Amor " , e não o era . De todo . Por muitas coisas e por poucas coisas . Porque provavelmente era assim que tinha de ser . Porque era ainda mais nova e por isso mais imatura , mais inexperiente . Não o sei e já lá vai .
Ora eu , como cada vez mais mulher , sei o que senti e sinto quando os ciúmes me apoderam o " sistema " . Malditos . Mas necessários .
Acredito que muita gente se apercebeu de que gostava de alguém , ou que não deixara de gostar , por estes terem "batido à porta" . Por exemplo .
Meu Deus , como estranho tanto aqueles casais que dizem que não há ciúmes na relação ! Dizem-nos com vaidade , do género " ai-que-eu-sou-tão-à-frente ; oh-para-mim-numa-relação-tão-liberal " .
Não digo num tom pejorativo , obessessivo , mordaz ou masoquista ( credo , isso nunca ! ) ... mas aqueles ciuminhos , saudáveis , que aquecem a relação ( e a ralação ) algumas vezes , torna aquele sentimento inequívoco e inevitável de posse , natural de quem ama , mais quente , mais forte . É natural , humano .
Verdade verdadinha , é que quem ama de verdade , não suporta pensar , sequer imaginar que  o namorado/a já falou palavras bonitas ao ouvido de outra pessoa , e que gostou de ouvir palavras e risos de outra pessoa , que teve noites de desejo , de paixão com outra pessoa , que disse A palavra a outra pessoa , que beijou outra pessoa , que fez surpresas a outra pessoa . Que houve toque , saliva , perfume , tesão , saudade , gostar . Por e de outra pessoa . Eis o ponto : outra pessoa que não nós .
Tudo bem que foi no Passado , tudo bem que já passou , tudo bem que agora pode estar connosco , tudo bem que agora pode ser diferente , melhor . Tudo , tudo  bem .
Mas é quase instintivo .
E o que mete alguma piada é acharmos sempre que as/os ex's nunca são melhores que nós . Contra mim também falo . No fundo , tem piada . Pômos defeitos , pensamos " como é que ele/ela conseguiu andar com aquilo ?! " . Ai como às vezes dá raiva , desprezo , mascarados na insegurança , ou então ... mascarados no Amor , daquelas certas e determinadas pessoas .
Às vezes gostava de não ter ciúmes . Juro que gostava . Não que tenha razões , porque até agora não as tenho em concreto , mas às vezes poupava-me a certas coisas . Ninguém gosta de se sentir inseguro , não é ?
Por outro lado , creio que estes são essenciais . De parte a parte . Pois ... como diz a gíria : " Onde há ciúme , há Amor . "  
Então agora , que eu amo , tenho-o . A ele , e ao Ciúme . Que aparece , matreiro e por vezes para lembrar , para reafirmar , para investir mais e reavaliar . Re-amar .
Definitivamente .
Tenho ciúmes do Ciúme porque ele é só isso : Ciúme . Se não sente Amor , como é que pode ser Ciúme ?



Nota pessoal : fica a dúvida . E os danados ( e as danadas ! ) também .

Sem comentários: